Olá Amigos!!
Embora seja Terapeuta Floral e utilize os Florais de Bach diariamente, eu ainda não havia postado nada sobre esse assunto tão importante para a cura dos transtornos alimentares. Não existe uma fórmula secreta para emagrecer, para tratar distúrbios alimentares, o que existe é uma combinação de flores para cada pessoa, que se bem prescrita traz a cura desse problema, sim. E não só para esse assunto, os Florais tratam as mais diversas doenças e problemas. É claro amigos, não devemos em momento algum deixar de realizar o tratamento médico, ou de administrar remédios alopáticos porque se está fazendo uso dos Florais. Estes devem ser encarados como uma terapia complementar. Isso vale também para quem tem problemas em emagrecer: não abandone o nutricionista, ou o endocrinologista.
O texto abaixo foi retirado de vários sites. Eu fiz um resumo para que a leitura ficasse interessante e fácil de ser entendida.
A todos uma boa leitura!
CURE SUA VIDA – FLORAIS DE BACH
“Não devemos exigir perfeição de nosso corpo, mente e alma. Apenas respeitá-los e ouvi-los, assim eles mostrarão o caminho para o aperfeiçoamento. Ser apenas nós mesmos. E encontrar a verdade, a certeza e a paz no silêncio do nosso coração.”
Edward Bach
Dr. Bach acreditava que a doença era o resultado do conflito entre alma e mente, e que seria erradicada com esforços mentais e espirituais. Acreditava que a atitude mental tinha papel vital na manutenção e recuperação da saúde. Descobriu que as flores transmitiam a energia da natureza, capaz de anular sentimentos negativos, restaurando o corpo físico, mental e emocional. “Assim como as flores florescem no mundo físico, o mesmo ocorre na alma humana, quando se faz uso dos florais.”
Os Florais de Bach são constituídos de 38 essências, com exceção de Rock Water, feito com água de fonte de propriedades curativas, e atuam diretamente no campo energético vibracional, com exceção do Olive, que atua diretamente no campo etéreo. Podem ser utilizados com outros tipos de tratamentos ou sozinhos, não interagem com medicamentos, nem mesmo os homeopáticos. São totalmente seguros e não apresentam efeitos colaterais.
É importante que se diga que há uma formulação especifica para cada pessoa, mesmo que se esteja tratando de um mesmo problema.
Os Florais, por atuarem no campo energético, têm a capacidade de limpar o registro do trauma, a memória energética, já que os pensamentos tomam formas, e essas formas ficam presas nos nossos corpos sutis. Os Florais são, portanto, remédios vibracionais, com energias sutis e de freqüências especificas, ou seja, vibram além do plano físico. Servem para derrubar os bloqueios energéticos, o nó psíquico ou emocional que nos trava diante de situações que precisam ser resolvidas. Ele dissolve os padrões negativos que trazemos dentro de nós e que consistem de hábitos mentais, atitudes e comportamentos que nos refreiam e limitam. Os Florais também nos dão apoio para que possamos lutar contra as doenças, harmonizando depressão, ansiedade, traumas e fatores emocionais que impedem a cura. Além disso, eles aperfeiçoam nossas qualidades e catalisam a auto cura definitiva. A eficácia dos Florais está na transformação do estilo de vida, na promoção do bem-estar e do equilíbrio espiritual, no desabrochar das qualidades positivas da personalidade, efetuando a busca do auto conhecimento.
Entretanto, é importante que se diga, mesmo com esse poder de ir até nossos corpos sutis, romper com bloqueios energéticos, limpar memórias destrutivas, os Florais só conseguem ir até o ponto que a pessoa permitir. Por mais eficazes que sejam, eles não podem fazer pelo paciente aquilo que ele tem que fazer por si próprio e, também, não pode limpar o padrão energético que a pessoa não quer que seja liberado.
Uma das questões que devemos ter sempre em mente é que não devemos esperar algum efeito imediato, já nas primeiras dosagens; os Florais não são remédios alopáticos. Geralmente, as pessoas atentas ao seu comportamento, ou as que já entraram no caminho do autoconhecimento, podem atingir o seu equilíbrio mais rapidamente do que aquelas pessoas que ainda necessitam de compreensão e percepção de suas vidas. Por outro lado, não se precisa acreditar nos Florais para que eles funcionem; não confunda placebo ou crença pessoal com as essências florais. Outro aspecto que deve ser bem conscientizado: o uso dos Florais não muda a personalidade de alguém, nem interfere no livre arbítrio do individuo e, muito menos, o deixará passivo, sugestionado ou subserviente. Além disso, se um Floral não corresponder às necessidades emocionais ou espirituais do individuo naquele momento, ele simplesmente não funcionará.
No âmbito da terapia floral inexiste efeito nocivo, desarmônico, negativo ou algo semelhante que afete quaisquer funções orgânicas, psíquicas ou emocionais de forma perigosa ou danosa. Em tempo algum durante ou após o tratamento haverá sintomas que possa prejudicar a pessoa de forma a deixá-la num quadro irreversível; as essências florais não são drogas com substancias químicas que alteram o metabolismo; por isso, também não existirá problemas com dosagens excessivas.
Amigos, estou escrevendo sobre os Florais, porque pra mim é a cura em forma de gotas. As essências florais nos ajudam em nossa jornada de responsabilidade durante a vida, nos fazem perceber que em grande parte a felicidade encontra-se em nossas mãos; auxilia-nos a desfazermos dos fardos do passado, das idéias obsoletas, dos pré-conceitos e dos grandes obstáculos que são criados por nós mesmos; por fim, dissolvem nossos medos, angústias, dúvidas, hesitações, descrença, ansiedade, trazendo o equilíbrio necessário à verdadeira expressão, criatividade, paz interior, amor-próprio e autoestima que todos nós merecemos. Os Florais criam uma nova “consciência” para o ser humano, curando a sua alma.
“Nossos pensamentos são a maior ferramenta para saúde perfeita. Existem padrões mentais que nos levam as doenças, o pior de todos os sentimentos negativos é a CULPA, pois paralisa e faz desencadear doenças, ela funciona como empilhamento de memórias.”