Bem-Vindo ao Blog A AutoCura para os Transtornos Alimentares

Construi este blog para estender a mão para as pessoas que sofrem com algum tipo de distúrbio alimentar. Posso afirmar que se trata de postagens de auto-ajuda, de muita auto-ajuda. Neste blog você encontrará muitas mensagens escritas por mim, e muitas outras de varios autores, cujas idéias me identifiquei. Caso eu publique algum texto ou imagem sua e você não quer que seja compartilhada, por favor entre em contato que imediatamente a retirarei, mas saiba que só publiquei porque gostei muito. Tenho muito o que dizer para você que sofre (e sei que é muito) com essa guerra com a balança e com os alimentos.

terça-feira, 29 de maio de 2012

22 anos de compulsão alimentar eliminada com EFT


Nota: Você entenderá melhor esse texto se já tiver lido o manual da EFT. Para receber o manual sem custos, acesse:
http://www.eftbr.com.br/manual-gratuito.asp





O que leva alguém a comer além do que o corpo precisa, ou mesmo comer compulsivamente?


Guardamos uma intranquilidade emocional dentro de nós, a qual chamamos de "ansiedade". É o somatório de sentimentos mal resolvidos: culpas, medos, tristeza, rejeição, mágoas, preocupações e etc... Todos nós sofremos de algum grau de ansiedade. Quando esse nível começa a se elevar, buscamos fugas em prazeres que mascaram temporariamente o nosso desconforto.
A comida é uma das fugas mais utilizadas. O ideal seria reconhecer, sentir e curar esses sentimentos, assim a compulsão simplesmente deixaria de existir, pois não haveria mais nada para fugir.
Veja o depoimento de Telma a seguir, como ela conseguiu se curar cem por cento de uma compulsão alimentar de 22 anos, depois de ter se libertado de vários sentimentos guardados.
André Lima

*************************************************************
 
Vou começar com uma retrospectiva.  Nunca fui gorda/obesa, mas aos 12 anos eu parei de crescer e engordei uns 3 ou 4kg.  Logo fui cobrada pelo meu pai, e por mim mesma, de emagrecer.  Minha mãe e minha irmã sempre foram magérrimas e nunca tiveram problema com alimentação, sempre puderam comer de tudo e eu morria de inveja disso.
Então, aos 12 anos, comecei minha primeira dieta.  E, logo depois da primeira dieta, veio a compulsão alimentar. Eu me cobrava tanto de fazer a dieta à risca que quando cometia algum deslize, “chutava o balde”, recomeçava no dia seguinte.  Isso é bem comum em quem faz dieta.  Pois é... o perfeccionismo, a cobrança, a privação e “otras cositas mas” me levaram à compulsão. 
Tinha vergonha de comer em publico e comia quantidades absurdas de comida escondida.  Comia comida do lixo (de casa).  Comia coisas até ruins só para me empanturrar.  Uma loucura.  O assunto “comida” consumia “200%” do meu tempo.  Eu acordava e dormia pensando no que eu ia comer, não ia comer, podia comer, não podia comer.  Deixei de ir a muitas festas e eventos com medo da comida.  Tinha medo de “surtar” e começar a comer sem parar na frente das pessoas.  Muitas vezes, antes de ir para alguma festa ou evento, comia compulsivamente para chegar lá e parecer “normal”.  Passei muito mal com comida, me entorpecia.  Deixei de viver muita coisa por causa disso.
Foram muitos anos de dieta, compulsão, engorda, emagrece até eu começar no caminho do autoconhecimento e perceber que eu poderia me curar deste distúrbio.  Fiz tudo que existe na face da terra em busca da minha cura.  Todas as técnicas, ferramentas, terapias, cursos, etc que eu ouvia falar, eu experimentava.  Sempre acreditei que conseguiria ter um comportamento “normal” com a comida.  Melhorei um pouco, mas nada me curava completamente.  Nesta minha busca, percebi que eram medos, raivas, culpas, autopunições, cobranças, sapos engolidos, falta de auto-aceitação que me faziam comer descontroladamente.  Digamos que eu melhorei uns 50% com tudo isso, mas o “inferno” continuava.  Ainda tinha crises de compulsão, a briga com o peso não acabava.. Enfim.. Um horror! 
Conheci a EFT em 2009, mas não dei muita importância.  Em 2011, seguindo minha intuição, resolvi fazer um curso do Andre.  Nem lembro como cheguei até ele.  Já tinha lido a apostila no site, já sabia utilizar a técnica, mas estava me sentindo insegura e com duvidas.  Depois do primeiro curso, comecei a fazer EFT para o vicio por chocolates.  Fazia sozinha em casa (sou muito determinada e disciplinada).  Em pouco tempo, o vício diminuiu.  O que me ajudou muito, pois o pior alimento para mim era o chocolate.  Em paralelo, fazia sessões de EFT com o Luiz Antonio Berto (www.vivenciaemcura.com.br / email: luiz@vivenciaemcura.com.br) e limpava medos, raivas, inseguranças, carências, culpas, autossabotagens, autopunições, etc.  Como eu tinha outros dois assuntos que “estavam pegando”, não foquei no assunto “comida” em muitas sessões... Não posso dizer que “em uma sessão de EFT eu curei minha compulsão por comida que durava 22 anos”.  Mas mesmo não tratando diretamente da comida, conforme eu limpava sentimentos e emoções negativas, a “coisa” com a comida melhorava também.  Todas foram importantes para a minha cura.
Fiz muitas sessões, liberando conteúdos emocionais que eu não fazia ideia que guardava e também limpando conteúdos que eu já tinha consciência, mas, mesmo com a consciência, eu não tinha me libertado.  Eu sempre digo que “só” a consciência não resolve.  Ajuda, é claro.  É o primeiro passo!  Muita negatividade foi liberada.
Lembro com carinho de uma sessão que me ajudou muito no meu processo de cura da compulsão.  Vi uma imagem de quando eu era pequena, com 1 ano e meio, tentando matar minha irmã recém nascida.  Não sei se isso aconteceu de fato, mas sei que isso me libertou de culpas e autopunições gigantescas.  Como eu me punia? Com a comida, pois ser magra sempre foi uma coisa MUITO importante para mim.  Este dia foi libertador.  Outra sessão marcante foi quando trabalhamos a rejeição que eu sentia da minha mãe e o buraco emocional que ficou após o nascimento da minha irmã.  Isso entre outros assuntos, por exemplo, ficar gorda para me esconder dos homens, de ser chamada de gostosa na rua (detesto isso, acho um desrespeito).   Foram muitas emoções negativas liberadas com a EFT.
Hoje estou completamente curada.  Tenho quilos de chocolate em casa e como pouquíssimo.  Adoro comprar, ter em casa.  Me dá um prazer enorme comprar coisas gostosas.  Não preciso devorar tudo no primeiro dia como era antes.  A compulsão de 22 anos por comida (doces, biscoitos, bolos, tortas e chocolates era o que eu comia compulsivamente) é coisa do passado. 
O mais legal é que antes, quando eu ficava triste, nervosa, deprimida, com medo ou com raiva, eu descontava tudo na comida.  Hoje eu fico SEM APETITE!!!  Me sinto tão magra assim!!  As magras sempre perdem o apetite e emagrecem quando estão tristes!!  E hoje eu sou uma delas!! 
Outra coisa legal: hoje faço escolhas saudáveis NATURALMENTE.  Não gosto de comer comidas gordurosas, que me fazem mal.  Faço escolhas saudáveis por opção, me sinto bem assim.  Não consigo colocar no meu corpo alimentos que sei que me farão mal. 
Agradeço imensamente o carinho, cuidado, profissionalismo e amor do Luiz Berto.  Amo EFT, ensino pra todo mundo! E tenho uma gratidão profunda pelo Andre, que divulga este trabalho lindamente.
Continuo fazendo EFT semanalmente.  Todas as sessões são muito fortes, profundas e de muitas descobertas.  Desejo muita cura para todos. Com amor,

Telma Vieira - Contato: telma.vieira@uol.com.br  

Abraços,
Mais artigos sobre a EFT:
 EFT no Orkut:



Nenhum comentário:

Postar um comentário