Bem-Vindo ao Blog A AutoCura para os Transtornos Alimentares

Construi este blog para estender a mão para as pessoas que sofrem com algum tipo de distúrbio alimentar. Posso afirmar que se trata de postagens de auto-ajuda, de muita auto-ajuda. Neste blog você encontrará muitas mensagens escritas por mim, e muitas outras de varios autores, cujas idéias me identifiquei. Caso eu publique algum texto ou imagem sua e você não quer que seja compartilhada, por favor entre em contato que imediatamente a retirarei, mas saiba que só publiquei porque gostei muito. Tenho muito o que dizer para você que sofre (e sei que é muito) com essa guerra com a balança e com os alimentos.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

SOLTANDO AS AMARRAS (PARTE I)

Olá amigos!!

Esta postagem trata-se de alguns trechos do livro “Soltando as Amarras”, do autor Karim Khoury. Indico para todos que querem emagrecer, ter estímulo pra isso e, ainda, manter o peso. É um livro cheio de dicas e de muita programação neurolinguística para tratar a compulsão alimentar.   Por isso, vale a pena dar uma olhadinha nessa postagem e, se for possível, ler esse livro.

A todos, uma boa leitura!!


- O tema emagrecimento atinge muito mais pessoas do que se pode imaginar, em especial os magros que têm um medo enorme de engordar. Portanto, não fique surpreso se, por trás do sorriso encantador daquela jovem esbelta, você descobrir que ela está em guerra permanente com o corpo, porque ainda não adotou um padrão comportamental e alimentar adequado.

- Para atingir e manter o “peso ideal” para você, é necessário assumir que a responsabilidade da mudança tem que partir de você e não de um agente externo, como tratamentos milagrosos, pílulas mágicas,... Isso não existe. Eu defino essa abordagem como crença no milagre. Mesmo que você tenha optado por emagrecer com remédios, não adianta “dar uma procuração” para que eles assumam essa responsabilidade por você. Tratamentos ou remédios são instrumentos que o ajudarão a atingir o seu peso ideal. Mas você é o responsável pela mudança.

- O emagrecimento está repleto de crenças que implicam culpa e justificativas. É praticamente impossível assumir um novo comportamento, enquanto o nosso discurso estiver coberto de culpa e justificativas, alimentadas, muitas vezes, por nós mesmos. Por exemplo: “Eu não consigo controlar o meu peso, porque não tenho forca de vontade para não comer determinados alimentos.” Se você acredita ser impossível não ceder a determinados alimentos, você atribuiu aos alimentos um poder que eles não têm. Nenhum alimento é capaz de obrigá-lo a comê-lo. Seria muito mais eficiente mudar essa crença para “Eu quero emagrecer e eu sou capaz de controlar o meu peso”. Assuma que você é capaz de ter o controle da situação, mesmo que isso não seja verdade por enquanto. As suas afirmações não precisam ser necessariamente verdadeiras para orientar os seus pensamentos, mas é indispensável que você queira que as suas afirmações se tornem verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário